quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Preconceitos

Sabe a gente é cheio de preconceitos, não importa o quanto a gente tente se livrar deles, vira e mexe a gente julga que conhece alguém, julga pela roupa, pela voz, pela maneira de se expressar, pela maneira de olhar, pelo jeito que está correndo, pelo jeito que está rindo, pelo jeito que nos apertam a mão, e claro pelo básico de raça, cor, opção sexual, sempre, sempre, mesmo involuntariamente a gente já criou o pré-conceito, no geral por experiência prévia. Será que algum dia a gente consegue realmente se livrar dele?

2 comentários:

  1. pré-conceito: o cerumano precisa generalizar pra conseguir falar das coisas do mundo, já que todas têm diferencinhas entre si (entre os cavalos, as pedras, as pessoas).

    o "preconceito" com a acepção que a gente usa é essa forma de generalização, só que totalmente perversa, que serve como justificativa pra se cometer as maiores atrocidades?

    ResponderExcluir
  2. Não só atrocidades, mas desvaloriza ou supervaloriza coisas que não tem realmente esse valor, a moda por exemplo não comete grandes atrocidades humanas (a não ser que você considere as modelos anoréxicas que ela cria no mundo) ainda assim supervaloriza roupas, na minha humilde opinião, bastante ridículas :-P

    ResponderExcluir