domingo, 7 de abril de 2013

By Nelsola

(não pedi a autorização dele mas esse link é muito legal) Alguns sites de astronomia explicam que, curiosamente, a maioria da estrelas giram em torno de outras estrelas formando sistemas com dois, três, quatro ou mais sóis, parecia estranho, contra-intuitivo, até que eu encontrei esse site hiper-hiper-simples que simula a reação gravitacional de estrelas. Embaixo à esquerda, selecione o maior tipo "OMFG" (fica mais fácil) e brinque um pouco clicando e arrastando duas delas em direção quase perpendicular, tentando fazer não que se choquem, mas para que passem uma próxima uma à outra. não é difícil, e em pouco tempo, dá pra perceber que: "quaisquer estrelas que passem próximas uma da outra e NÃO COLIDAM, estão automaticamente em orbital lock!" =D . http://www.nowykurier.com/toys/gravity/gravity.html . interessante! = ) - Nelsola Ah pra quem não entendeu o que é um orbital lock que o Nelson comentou, é que as duas partículas ficam se rodeando entre si sem nunca colidir... fiz uma vez colocando a opção de deixar o path (caminho) e dei um printscreen.. então é algo que pode ficar assim:

Um comentário:

  1. Muito legal, né?! =)

    Depois de brincar um pouco mais com o site, admito que exagerei, não são realmente "todas" as estrelas que passam perto uma da outra e não colidem que entram em orbital lock, mas ainda assim, se a física do site realmente estiver correta, deu pra perceber que é um fenômeno EXTREMAMENTE comum!

    Outra coisa interessante é quando você clica na opção para ele gerar um "protodisco de matéria", é curioso ver como qualquer aglomerado de substância no espaço tende sempre a criar uma estrela central de maior massa, algo que se assemelha a um sistema solar com objetos menores orbitando-a e outras partículas que aparentemente vão embora, mas depois de um tempão voltam simulando o comportamento de cometas (dá pra ver melhor se ligar o path)...

    Eu fiquei um tempão brincando com esses pontinhos, é realmente fascinante! =)

    - Nelson

    ResponderExcluir