quarta-feira, 28 de março de 2012

Penso logo existo

Você já tentou definir "pensamento" alguma vez na vida? ou ao menos imaginou como ele se origina? eu começei a pensar que ele se origina de reações químicas no nosso cérebro, nos neurônios... afinal existem substâncias que podem fazer a gente ver coisas que não existem... (lembro de alguém ter me falado sobre um colega que viu um elefante em cima de uma árvore...).Aí eu começei a imaginar que Deus(ou seja lá que nome você dá a divindade superior) pode ser um químico do caramba... e poderia também colocar pensamentos em nós mesmos (consciência coletiva), mas se for assim, como nós podemos saber que nosso pensamento é realmente nosso? o fato de pensar não nos torna mais reais que uma pedra... ai eu pensei, "faço logo existo" afinal mesmo uma pedra que não pensa pode fazer alguma coisa, seja ajudar em montar uma casa, ou a quebrar um vidro... mesmo que ela não pense... são que nem alguns laranjas por ai, não é por que eles não pensam que eles vão deixar de existir :-/
td bem, na verdade eu corrompi o sentido da frase, na verdade ele falou que pra pensar precisamos existir... e não que pra existir precisamos pensar. Mas ainda não acho que só por quê eu penso eu existo... existem pessoas em coma profundo, que podem até pensar... mas até onde isso pode ser considerado existir?

Um comentário:

  1. e mais: se a gente é educado por terceiros e vive em sociedade, como podemos ter certeza de que determinado pensamento é mesmo nosso? isso é uma coisa que me atormenta um pouquinho!

    ResponderExcluir